segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Nota sobre o Sabina

No segundo semestre de 2009 a FSA abriu um edital disponibilizando bolsas de iniciação cientifica em parceria com a Escola Parque Sabina e a prefeitura de Santo André para alunos de diversos cursos. Essas bolsas estariam ligadas a projetos a serem desenvolvidos por alunos. Muitos acreditaram ser esta bolsa um primeiro passo de experiência que viria a acrescentar ao currículo acadêmico, mas se enganaram! Hoje com muitos alunos perto de completar um ano como bolsistas da Sabina é possível perceber que tudo não passou de uma mentira.

A Sabina trata os alunos da FSA como simples mão-de-obra para o atendimento ao público do parque. Os bolsistas-alunos não têm nenhum beneficio e vinculo empregatício como transporte, alimentação ou registro. O valor de bolsa que recebem é de R$ 750,90 e parte deste valor já é destinado para o pagamento da mensalidade, o aluno já tem o desconto não podendo nem decidir com o que vai fazer com o dinheiro, em caso de surgir alguma necessidade urgente em que precise usar, fica de mãos atadas.

Muitos que recebem o que sobra da bolsa ainda têm que gastar com vale-transporte e alimentação que não recebem e se sobrar com alguma despesa pessoal. Devido às mensalidades altas tem aluno que recebe a bolsa e ainda tem que tirar do bolso pra cobrir o que falta para quitar a mensalidade.

Os horários reservados para pesquisa são uma vergonha! Os alunos tem "direito" a 4 hs mensais de pesquisa para o projeto, e a pergunta que fica é: Que aluno consegue estudar para um projeto de iniciação cientifica em somente 4 hs por mês?!

Para melhorar a situação em período eleitoral que estamos um escândalo de crime eleitoral aparece no Parque: os bolsistas e monitores foram pressionados a fazer campanha para os candidatos a deputados do partido do prefeito da cidade, Aydan com o argumento de que se não o fizessem poderiam até ser desligados do projeto.

Mais uma coisa que choca é o nepotismo! Muitos funcionários têm costas quentes, pois são parentes, amigos ou tem ligação direta com a prefeitura tendo todos os benefícios de estabilidade do emprego no Parque e podendo a qualquer momento usar de sua autoridade para intimidar os bolsistas que ficam sob a ameaça de serem desligados por qualquer atitude que tenham ou comentário que façam que critique os métodos de trabalho aplicados no Parque.

Os projetos serão feitos sim, mas sem nenhuma preocupação com o desenvolvimento do aluno. Somente servirá para mérito da prefeitura de Santo André que nem viabilizou recursos para a apresentação dos mesmos e os alunos que terão de tirar do próprio bolso para obter materiais de divulgação.

O projeto não passa de mascara para encobrir o verdadeiro objetivo das bolsas que são a redução de inadimplentes com o desconto imediato das mensalidades no valor da bolsa e para ter funcionários no parque com menos gastos para a prefeitura já que se diminui a despesas, pois não tem contrato pela CLT, não dando os benefícios que um funcionário precisa.

Isso tem total ligação com os projetos da reitoria da FSA que quer mais é acabar com os déficits do que especializar o aluno e fazer com ele produza conhecimento desinteressado de vinculo com as instituições, empresas ou qualquer órgão que controle.

É preciso questionar que tipos de bolsas são essas que a FSA tem fornecido aos alunos, para quem elas vão servir e se de fato atendem as necessidades de todos. Hoje elas são fornecidas a um reduzido número de estudantes! Precisamos exigir que mais subsídio público seja passado a esta universidade que é publica! Que as bolsas sejam de acesso a todos os alunos que quiserem desenvolver seus projetos e que estes sejam de total liberdade de escolha do estudante! Para isso precisamos lutar e muito! Não nos conformemos com as migalhas dadas pela prefeitura! Podemos ter muito mais, mas é preciso que nos organizemos na luta por uma universidade de qualidade e pública!

Soraia Neves, estudante da Fundação Santo André, bolsista da Escola Parque do Conhecimento Sabina e do Coletivo "A FSA que queremos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário