segunda-feira, 27 de setembro de 2010

BARRAR O AUMENTO DE MENSALIDADES E GARANTIR A REDUÇÃO!

Organizados nas assembléias de curso, nas assembléias gerais (FAFIL, FAECO, FAENG) e na sala de aula, os estudantes tiveram força para barrar a votação do Conselho Diretor, que ia aumentar em 5,92% as mensalidades para 2011, além de conseguirmos uma audiência pública com a reitoria e abertura de negociação.

Estas foram vitórias importantes até o momento, que expressam a força da organização dos estudantes, mas é importante entender que ainda não está garantido que a reitoria não aumente as mensalidades, muito menos que haja a redução!

Na audiência pública, a reitoria não se comprometeu em reduzir as mensalidades, pelo contrário, reafirmou sua proposta de aumento, dizendo claramente qual a saída que encontram para manter a FSA hoje: pressionar os estudantes com o sistema de cobranças e aumentar as mensalidades, atingindo o tal "equilibrio financeiro", ao invés de pressionarem a prefeitura e governos pela volta do subsídio público.

Por isso é fundamental que cada estudante participe da "Campanha pela Redução das Mensalidades", pois é possível barrar o aumento e reduzir as mensalidades!
Conseguimos alguns avanços, e, organizados, podemos conseguir muito mais! A reitoria só vai recuar quando sentir que o movimento estudantil é capaz de enfrentá-la!

Qual é a FSA que queremos?

As altas mensalidades na FSA impedem que novos estudantes entrem na universidade e também não consigam permanecer aqui.
Os inadimplentes são perseguidos pela reitoria tendo as contas bloqueadas, negada a rematricula, nome sujo etc.

A FSA é pública desde sua criação e pela lei ela deveria ser financiada pelos governos e não cobrar mensalidades!

Queremos:

- Não ao aumento das mensalidades e sim sua redução!
- Fim dos processos contra os inadimplentes!
- Pela volta do financiamento público pra FSA rumo a sua estatização!
- Investimento em infra-estrutura e nos cursos!
- Cancelamento do PDI!




A FSA precisa de um DCE!

A luta que estamos vivendo na FSA nos mostra mais uma vez que é necessária a unidade dos estudantes dos três prédios pela redução das mensalidades e pra conquistar a FSA que queremos.
Em 2007, esta unidade possibilitou que tirássemos o Odair Bermelho daqui, diminuíssemos as mensalidades e outras conquistas.
Por isso é fundamental uma entidade que represente todos os estudantes do CUFSA! Esta entidade fortalece a luta pela redução das mensalidades e também nos prepara para lutas futuras, com possibilidade de barrar os ataques da reitoria.
DCE significa Diretório Central dos Estudantes. Assim como o CA ou DA representa os aluno de um curso ou prédio, um DCE serve pra representar os alunos de toda uma universidade.
A maioria das universidades do país tem um DCE que organiza as lutas dos estudantes. Na FSA é fundamental unir os três prédios pra conquistar melhorias na faculdade, redução de mensalidades, mas também sua luta de fundo que é ser gratuita!
Chamamos os estudantes do CUFSA para construir esta entidade, um Diretório Central dos Estudantes – DCE!


Calendário de mobilização:

- Assembléia Geral 30/09 – às 21hs na porta da FAECO/FAFIL
- Câmara Municipal de Sto André (confirmar data!)
- Comissão Negociação com a reitoria 29/09 - às 19h30m, na casa amarela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário