segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Nota da ANEL SP sobre a luta da FSA

Fundação Santo André: audiência pública com a reitoria caminha para negociação!

Em “tempos normais”, as mensalidades da Fundação Santo André já teriam sofrido o famoso reajuste anual, que todo fim de ano é discutido entre quatro paredes no Conselho Diretor (no qual os estudantes, entre os 16 conselheiros, contam com apenas 1 representante, mesmo sendo maioria da comunidade acadêmica!).

Mas esse ano foi diferente: há algumas semanas, os estudantes da Fundação Santo André se organizaram e conseguiram impedir a votação de 5,92% de aumento nas mensalidades, e trouxeram a reitoria para uma audiência pública, para que todos os estudantes da FSA pudessem questionar sobre os mais diversos problemas da universidade.

A audiência pública ocorreu no auditório da FAECO (Faculdade de Economia e Contabilidade), com cerca de 300 estudantes, além de professores e funcionários.

A reitoria foi questionada sobre o fato de a FSA não receber mais verba pública e sobre o sistema de cobranças que hoje impede muitos estudantes de concluírem seus cursos. Os estudantes também se posicionaram claramente contra o aumento das mensalidades e pressionaram pela redução, pois é evidente o alto índice de evasão na universidade devido às altas mensalidades.

Próximos passos

No final da audiência pública, uma das principais reivindicações da última assembléia geral dos estudantes foi atendida: a reitoria abriu negociação e aceitou compor uma comissão para discutir a REDUÇÃO DAS MENSALIDADES. Essa comissão, tal como foi proposta pelos estudantes, será composta por 1 membro da reitoria, 1 professores e 1 funcionário de cada unidade e três estudantes de cada unidade (FAFIL, FAECO, FAENG e Pós).

A ANEL, presente desde o início da mobilização, também se integrou à comissão, e seguirá lutando pela REDUÇÃO das mensalidades não apenas neste fórum, mas principalmente nas assembléias, nas salas de aula e na organização do movimento estudantil da FSA.

A luta permitiu que o aumento fosse barrado até agora, mas não está garantido que não aumente a mensalidade. É preciso avançar ainda mais na organização dos estudantes para garantir o não aumento e também a REDUÇÃO das mensalidades, além de avançar para um projeto concreto de estatização da universidade, que hoje sofre nas mãos do governo e da reitoria.

Somente a luta e mobilização dos estudantes será capaz de impor uma derrota à proposta da reitoria e garantir a vitória dos estudantes em defesa da FSA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário